Esta espécie de blog é na realidade um fórum de discussão sobre o que a revolução que se pretende (ou não) no sistema educativo português.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

7. Auto-avaliação

Auto-avaliação, todos fazemos. Aquilo que gostava de ver discutido é o “como”. E o “para quê”. A auto-avaliação é parte da nossa avaliação formativa, que pode ser mais ou menos autónoma, mais ou menos aprofundada, mais ou menos realista e mais ou menos consequente. O conceito de professor reflexivo é central nas teorias de pedagogia e condição essencial ao crescimento profissional do profissional, portanto, parece-me, a existência de auto-avaliação é ponto assente.

A minha questão é: a auto-avaliação deve ser prevista num sistema de avaliação organizacional estruturado? Se sim, e eu penso que sim, como pode ser feita? A criação de um documento reflexivo: que regras, quem o lê, o que se faz com ele?

5 comentários:

  1. Para mim é fundamental a existência de auto-avaliação e mesmo de hetero-avaliação. Há uma coisa na medicina da qual tenho muita inveja porque acho que também deviamos ter no ensino ( não, desta vez não estou a falar dos salários ) e prende-se com a partilha de experiências, práticas e metodologias. As sessões que são feitas de análise e discussão depois de determinadas operações cirurgicas, e este é só um exemplo, são mecanismos de aprendizagem colectiva fundamentais. Este comentário serve tanto para o ponto da auto-avaliação como para o das aulas assistidas e onde queria chegar é que nos habituámos a ser reis e senhores da nossa sala de aula e entendemos como ameaçadora qualquer presença no nosso feudo. Acho as 3 aulas previstas de serem assistidas uma anedota e gostava mesmo que se criasse uma cultura de partilha de estratégias e metodologias para fazer face às dificuldades dos alunos. Voltando ao ponto 7, a auto-avaliação deve ser uma realidade e quanto a mim pode ser feita sob a forma de uma reflexão escrita e documentada. A ser lida por quem ? Sinceramente, por todos. Por que razão não será um documento público presente na escola para consulta de quem manifestar interesse em fazê-lo ? Estamos a falar apenas da auto-avaliação, se formos para o relatório final da avaliação de um docente já tenho muitas reservas morais a permitir a sua consulta por todos, da mesma forma que recuando à comparação anterior, não há familiares de pacientes recentemente operados a assistir a uma reunião onde 5 ou 6 cirurgiões questionam um colega sobre a forma como operou.
    Esta auto-avaliação seria analizada por coordenadores de departamento, Conselho Pedagógico e órgão executivo ( ou qualquer subcomissão de avaliação à qual fossem delegados poderes para o fazer ). Quanto ao peso da auto-avaliação na avaliação final, bem aqui separa-me um universo inteiro da plataforma sindical. Deve ter um peso muito ralativo e nunca ser a espinha dorsal da avaliação dos docentes. Se acreditamos que a avaliação pode ser incentivo para a mudança e melhoria de determinadas práticas então não podemos (na minha modesta opinião) defender que a reflexão que cada um faz do seu trabalho seja a peça fundamental da sua avaliação. Para isso bastava colocar um artigo único na Lei que fosse mais ou menos o seguinte : " Avaliai-vos uns aos outros e ide em paz".

    ResponderEliminar
  2. Concordo com esta auto-avaliação proposta pelo Nicolae.

    ResponderEliminar
  3. Hoje faço 48 anos e, invariavelmente, neste dia faço uma reflexão sobre como decorreu a minha vida! De igual modo, findo um ano lectivo questiono as práticas que utilizei e que resultaram e as que não não produziram efeito , fosse negativo ou positivo.
    Penso que a auto-avaliação é algo natural no Ser Humano, e, por isso, não é um método em si, mas uma aprendizagem constante.

    ResponderEliminar
  4. E uma das minhas turmas deseja a todos vocês um Feliz Natal!

    Ora vejam:
    http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/2008/12/turma-do-7-ano-explica-o-que-o-natal.html

    P.S: Este blog é muito fixe, continuem!

    Sandra Costa

    ResponderEliminar
  5. Treze (13) professores foram entregar à Ministra da Educação umas assinaturas a dizer que querem esta avaliação. Falava pelo grupo a Drª Armandina Soares. Que é esta colega ?
    Segue o link abaixo e fica tudo esclarecido.

    http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=824&Itemid=26

    ResponderEliminar