Esta espécie de blog é na realidade um fórum de discussão sobre o que a revolução que se pretende (ou não) no sistema educativo português.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

6. Indicadores de competência do professor

Se as notas dos alunos, não. Se o abandono, não. Se a assiduidade, não. Se aulas assistidas, não. Se portefólios, não. Então, como pode o avaliador (seja interno, externo, gestor ou colega, quem quer que seja), aferir da competência do professor. Nem todos ensinamos da mesma maneira, e nem todos ensinamos com a mesma qualidade. Há poucos Luís Figos da sala de aula. Com que indicadores se pode procurar o bom professor? Mas para além disso, a que devemos aspirar nós, comuns mortais, para nos considerarmos “eficientes” como professores. Como disse uma vez professor meu, “há que tornar explícito, aquilo que o bom professor sabe ser implicitamente verdade sem o conseguir explicar – para benefício da teoria e para benefício da prática dos outros.”

Portanto, na medida do possível, digam vossas excelências, o que procurar e como o fazer?

3 comentários:

  1. Concordo com o portfólio.

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  2. As notas dos alunos - De uma forma directa não porque condiciona a exigência. Se se tiver em conta a relação Professor/aluno (não o amigalhaço), a real evolução dos conhecimentos dos alunos (com programas flexíveis à realidade de cada escola/turma)com um possível exame interno para aferir essa evolução a cada disciplina, relação com os colegas de profissão...

    O abandono é da única e exclusiva responsabilidade dos pais. Os Professores contribuem para a motivação dos alunos na escola mas, normalmente, quem abandona não o faz por culpa da Escola. Os problemas são em casa.

    A assiduidade sim.
    O que é aberrante é TODAS as faltas contarem para a avaliação.
    Maternidade, luto, formação (verdadeira e séria), doença (-30dias), alguns imprevistos devidamente justificados - Este tipo de justificação não podem prejudicar a avaliação.
    Todos nós sabemos quem são os faltosos. Há escolas onde há controlo sobre os exageros e há outras onde não há. Tem é que haver sempre.
    Este ano já faltei dois dias - um (atestado) estive doente com gripe uma semana e só faltei qd já não podia mais. A outra falta dei hoje (baixa por acidente em serviço) mas apesar de ter uma ruptura de ligamentos num pé estive na escola pois tinha muito trabalho para acabar.
    TODOS sabemos avaliar assiduidade verdadeira. Basta querer!!!

    Aulas assistidas - já respondi no post próprio.

    Portefólio - pode ser um bom espelho do trabalho desenvolvido mas não chega. Para mim seria óptimo. Tenho geito para as novas tecnologias e bricolage e facilmente criaria uma OBRA FANTÁSTICA!!!

    É preciso cuidado e muito rigor.
    O grande objectivo deve ser melhorar a Escola.
    A avaliação deve ser apenas um dos meios para tal.

    Abraço
    Tiago
    http://democraciaemportugal.blogspot.com

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  3. Portfólio, não.

    Exames ou provas similares, sim.

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